Objetivos e público alvo
O projeto pretende articular entre todas as redes das quais o Grupo Ellos faz parte, através de ações coletivas, a elaboração de uma petição conjunta para ser apresentada ao poder público municipal (Nova Iguaçu) , Estadual (RJ) e Nacional com o objetivo do incentivo a maior aplicação da diversidade no escopo ético das empresas; e com o objetivo de pleitear programas públicos de empregabilidade LGBTI+. Para além desta reivindicação, continuarão com a campanha informativa e a elaboração de um ebook para ser distribuído gratuitamente para pessoas LGBTI+ com as informações acerca de seguridade social, e ingresso em mercado formal de trabalho, legislação e outros itens. Também serão realizados simpósios para abranger mais bairros do município, visto que Nova Iguaçu possui 48 bairros, e durante a Parada do Orgulho LGBTI+ de 2024 de Nova Iguaçu, haverá uma marcha pelos direitos trabalhistas da população LGBTI+, com espaço para microfone aberto e colocação de bandeiras de sindicatos, grupos, coletivos e organizações apoiadoras da causa.
Contexto
Na Baixada Fluminense, um território com forte presença da população negra, observa-se um número significativo de trabalhadores LGBTI atuando em aplicativos, impulsionados por diversas motivações. Contudo, nessa modalidade laboral, direitos básicos como a seguridade social não são assegurados, e as complexas questões interseccionais de suas existências permanecem sem a devida atenção. Para mitigar essas vulnerabilidades, seriam imprescindíveis políticas públicas específicas de assistência e inclusão. A situação de pessoas trans ilustra essa problemática: frequentemente, quando não estão em situação de prostituição, encontram-se expostas a trabalhos precarizados, resultado direto da exclusão social motivada por sua identidade de gênero ou orientação sexual. Diante dessa conjuntura, constata-se um crescente desinteresse e negligência por parte do poder público.
Sobre a Organização
O ELLOS é uma organização de sociedade civil com sede em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense- RJ, pautada na garantia de direitos da população LGBTI que tem como objetivo a promoção da cultura e da educação: do voluntariado de promoção de direitos estabelecidos;da luta por melhores condições de trabalho para pessoas LGBTI; construção de novos direitos: assessoria jurídica e psicológica gratuita de interesse suplementar; de promoção da ética; de paz; da cidadania; dos direitos humanos; da inclusão social: da promoção da cidadania LGBTI, da assistência à saúde, da promoção do esporte e lazer, através da organização de eventos: da democracia e de outros valores universais. No que concerne à participação social e direitos trabalhistas, nossa missão tem sido a avaliação e implementação de ações e movimentos que auxiliem na elaboração de políticas públicas no campo dos direitos humanos que privilegiam melhores condições de trabalho para a população LGBTI, que majoritariamente está inserida em ocupações precárias, sem seguridade social, devido à LGBTIfobia.