Fundo Brasil
Fundo Brasil
  • Conheça o Fundo
    • Conheça o Fundo Brasil
      Apoiamos a defesa dos direitos humanos no Brasil
      • Conheça a nossa missão, o nosso impacto e a equipe

        Saiba mais
      • Conheça o Fundo Brasil
    • Trabalhe conosco
      Veja as oportunidades disponíveis
      • Encontre as vagas em aberto para trabalhar no Fundo Brasil

        Saiba mais
      • Trabalhe conosco
  • Nosso trabalho
    • Nosso trabalho
      • Fortalecemos a sociedade civil organizada brasileira para a promoção e a defesa dos direitos humanos

        Saiba mais
      • Nosso trabalho
    • Apoio à Sociedade Civil
      Editais, emergenciais, cartas-convite e programas
      • Editais
        Editais
        Editais
        Editais

        Confira os editais gerais e temáticos

        Emergenciais
        Emergenciais
        Emergenciais
        Emergenciais

        Fundos de resposta rápida

        Cartas-convite
        Cartas-convite
        Cartas-convite
        Cartas-convite

        Apoios diretos para iniciativas estratégicas

        Formação e articulação
        Formação e articulação
        Formação e articulação
        Formação e articulação

        Para diálogo e aprendizado

        Monitoramento
        Monitoramento
        Monitoramento
        Monitoramento

        Acompanhamento individual a projetos

        Programas encerrados
        Programas encerrados
        Programas encerrados
        Programas encerrados

        Covid-19, Programa Rio Doce e outros

        Aliança Entre Fundos
        Aliança Entre Fundos
        Aliança Entre Fundos
        Aliança Entre Fundos

        Filantropia colaborativa

      • Programas temáticos
        Conheça nossas linhas específicas
        Labora | Trabalho Digno
        Labora | Trabalho Digno
        Raízes | Justiça Climática
        Raízes | Justiça Climática
        Conaq | Quilombos
        Conaq | Quilombos
        Apoio Emergencial
        Apoio Emergencial
        Apoio à Sociedade Civil
    • Projetos apoiados
      Saiba mais sobre projetos e organizações
      • Pesquise a lista completa ou por tema de interesse

        Saiba mais
      • Projetos apoiados
    • Mobilização
      Comunicação e captação de recursos para defesa de direitos
      • Comunicação e visibilidade
        Comunicação e visibilidade
        Comunicação e visibilidade
        Comunicação e visibilidade

        Notícias, campanhas, blog, publicações

        Captação de recursos
        Captação de recursos
        Captação de recursos
        Captação de recursos

        Nossos apoiadores e como doar

      • Mobilização
  • Como apoiar
  • Contato
    • Editais
    • Emergenciais
    • Labora
    • Doe Agora
    Doe Agora
    • Editais
      Editais
      Editais
    • Emergenciais
      Emergenciais
      Emergenciais
    Fundo Brasil
    Raízes

    Justiça climática na prática: em roda de conversa online, Fundo Brasil lança publicação

    Mariana
    24/09/2024
    9 min
    Compartilhe

    Uma roda de conversa online, enriquecida por experiências concretas a partir de diferentes territórios e perspectivas dos diversos povos indígenas e comunidades tradicionais do Brasil. Assim foi o webinar de lançamento da publicação Povos indígenas e comunidades tradicionais como referências para soluções climáticas justas: a experiência do Fundo Brasil, que ocorreu na quinta-feira, 19 de setembro.

    A publicação traz exemplos concretos de como esses povos e comunidades estão criando e implementando soluções locais de promoção de justiça climática. São iniciativas para garantia de direitos territoriais e manutenção dos modos de vida, que têm como resultados redução de invasões, permanência no território, recuperação de biodiversidade e mobilização comunitária, entre outros.

    Também reflete sobre o papel da filantropia na promoção de justiça climática, a partir da trajetória do Fundo Brasil de Direitos Humanos. E conta em detalhes a criação da linha Raízes – Fundo de Justiça Climática para Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais.

    No debate online, o Fundo Brasil de Direitos Humanos trouxe lideranças de comunidades tradicionais e de povos indígenas cujas histórias são contadas na publicação. O material pode ser baixado em português e em inglês.

    Leia agora em português
    in English

    A roda de conversa online fez parte da programação do Mês da Filantropia que Transforma 2024. O Mês é uma iniciativa da Rede Comuá – Filantropia que Transforma, e busca mostrar a atuação das organizações da filantropia comunitária e de justiça socioambiental no financiamento, desenvolvimento e/ou cocriação de soluções climáticas locais produzidas por e para grupos, movimentos e organizações da sociedade civil em resposta aos impactos das mudanças do clima que alcançam diversas comunidades e territórios em nível nacional.

    Assista ao debate clicando aqui

    Como foi a conversa

    Com apresentação de Thainá Mamede, assessora de projetos do Fundo Brasil, atualmente responsável pelo Raízes, e mediação de Juliane Yamakawa, advogada e ex-assessora do Fundo Brasil que participou da criação do Raízes, a roda de conversa recebeu seis pessoas convidadas. 

    O material pode ser baixado em português e em inglês

    Olímpio Guajajara, liderança na Terra Indígena Arariboia, em meio à Floresta Amazônica, no Maranhão, trouxe em sua fala a experiência dos Guardiões da Floresta, reunidos na Associação Ka’aiwar.  dos Guardiões da Floresta. 

    Segundo Olímpio, ao longo de 13 anos de trabalho enfrentando madeireiros, caçadores e estanqueiros, os Guardiões da Florestas reduziram a invasão na Terra Indígena Araribóia: fecharam 72 entradas principais que existiam no território. 

    “Das 72 entradas principais de invasores que a gente tinha no território, hoje não existem mais. E continuaremos lutando diariamente para proteger a terra e amenizar os efeitos das mudanças climáticas”, disse. 

    Em um cenário em que menos de 1% do financiamento climático chega efetivamente às mãos dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, Rose Meire Apurinã, vice-diretora do Podáali – Fundo Indígena da Amazônia Brasileira, lembrou que povos indígenas levam adiante projetos de proteção dos territórios em todos os biomas brasileiros. 

    “Nos esforçamos diariamente para continuar mitigando tantos impactos e tentativas de extermínio dos povos indígenas e de todas as populações tradicionais no Brasil. Defendemos todas as vidas, de todos os seres que habitam a Mãe Terra.”

    Nesse contexto, o Podáali atesta a capacidade do movimento indígena de propor caminhos e soluções inovadoras na busca por direitos e proteção dos territórios. 

    Gestora de Projetos do Fundo Casa Socioambiental, Maira Lacerda, que é indigena do povo Krenak, falou sobre a filantropia baseada na confiança. “O Fundo Casa, assim como o Fundo Brasil e outros fundos da Rede Comuá, tem a missão de apoiar as comunidades e trazê-las para o centro da atenção, reforçando seu protagonismo, valorizando o conhecimento tradicional, confiando em sua capacidade de criar soluções. Desta forma, descentralizamos o poder”, explicou. 

    A pesca artesanal é uma atividade fundamental para a alimentação do povo brasileiro. Contudo, as pescadoras e os pescadores artesanais sofrem ataques diários. Maria Celeste de Sousa, coordenadora do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais do Piauí, trouxe para a roda de conversa a experiência de quem enfrenta cotidianamente grilagem de terras, privatização das águas, danos ambientais causados pela exploração de petróleo e, mais recentemente, a proliferação de usinas eólicas. 

    “É uma energia que se diz limpa, mas traz tantos prejuízos para a vida dos pescadores, quanto para a vida marinha”, conta a pescadora e liderança. Maria Celeste tem viajado a diversos pontos do litoral brasileiro, convidada a participar da mobilização contra a invasão de usinas de produção de energia eólica em territórios – e águas – tradicionais.

    Também no tema dos megaprojetos e seus efeitos sobre os modos de vida das comunidades tradicionais, Tania de Moraes, quilombola e coordenadora na Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras no Vale do Ribeira (EAACONE) trouxe a experiência de luta dos quilombos pela titulação de suas terras, um direito previsto na Constituição brasileira, e no enfrentamento ao racismo – inclusive ao racismo ambiental.

    “O Estado, quando titula a terra, impõe uma série de cláusulas sobre como devemos usar essa terra. E nos ameaça de expulsão se não seguimos. Dificultam nosso o e ainda querem nos dizer como viver”, revolta-se a liderança. 

    Com a atuação da EAACONE, os quilombos do Vale do Ribeira obtiveram uma importante conquista: a construção de um Protocolo de Consulta, documento que prevê que as comunidades sejam ouvidas e consideradas em qualquer intervenção a ser feita no território. É uma vitória para os quilombos, e também para a Mata Atlântica, um dos biomas mais dilapidados do país, e que tem o seu principal ponto de conservação exatamente na área que inclui o Vale do Ribeira. 

    A publicação

    A publicação Povos indígenas e comunidades tradicionais como referências para soluções climáticas justas: a experiência do Fundo Brasil traz experiências concretas de melhoria na qualidade de vida das pessoas e no meio ambiente por meio da luta coletiva por direitos territoriais e manutenção dos modos de vida.

    Os exemplos retratados na publicação estão entre os mais de 470 projetos de povos indígenas e comunidades tradicionais apoiados pelo Fundo Brasil em mais de 17 anos de atuação.

    Ana Valéria Araújo, diretora executiva do Fundo Brasil, lembrou que os projetos e histórias relatados no material e na roda de conversa são exemplos de promoção de justiça climática, mas não só. “Com o olhar interseccional do Fundo Brasil, o apoio a esses grupos é também uma forma de enfrentar o racismo, a desigualdade de gênero, a violência institucional, e as discriminações baseadas nos marcadores sociais das desigualdades que estruturam a sociedade brasileira”.

    Mostra, também, como a experiência do Fundo Brasil resultou na criação do Raízes – Fundo de Justiça Climática para Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais.

    “O Raízes é também um esforço para sensibilizar atores da filantropia nacional e internacional. Precisamos ampliar a nossa capacidade, enquanto instituições filantrópicas, de fazer o recurso chegar às mãos dos povos indígenas e das comunidades tradicionais o máximo possível, para fortalecer o seu protagonismo no debate climático e as ações locais de combate às injustiças que são causadas pela emergência climática”, disse a diretora executiva do Fundo Brasil. 

    “Essa publicação que a gente lançou hoje é um esforço de mostrar caminhos, de mostrar que as ideias existem, e precisam de apoio”, completou Ana Valéria Araújo. 

    Para baixar a publicação em português, clique aqui.
    Você também pode ler o material em inglês, clicando aqui.

    Compartilhe

    Informação

    Últimas notícias

    Saiba mais
    Notícia
    Edital Enfrentando o Racismo a partir da Base destinará R$ 1 milhão para organizações negras

    Edital Enfrentando o Racismo a partir da Base destinará R$ 1 milhão para organizações negras

    15/05/2025
    3 min
    Notícia
    No Piauí, quebradeiras de coco mostram que defesa do babaçu é luta por direitos

    No Piauí, quebradeiras de coco mostram que defesa do babaçu é luta por direitos

    09/05/2025
    8 min
    Notícia
    Confira os selecionados no edital Fortalecendo Trabalhadores Informais na Luta por Direitos
    Direito ao trabalho digno

    Confira os selecionados no edital Fortalecendo Trabalhadores Informais na Luta por Direitos

    30/04/2025
    8 min
    Notícia
    Aplicativo Rugido registra 160 casos de LGBTfobia em Pernambuco
    Direito à livre orientação sexual e identidade de gênero

    Aplicativo Rugido registra 160 casos de LGBTfobia em Pernambuco

    23/04/2025
    6 min
    Ajude a transformar nosso país!

    Ajude a transformar nosso país!

    Faça sua doação
    Fundo Brasil
    • Facebook
    • Instagram
    • Youtube
    • Twitter
    • Linkedin
    • Conheça o Fundo Brasil
    • Nosso trabalho
    • Como apoiar
    • Contato
    • Trabalhe conosco
    • Editais
    • Fundos Emergenciais
    • Labora
    • Política de privacidade
    • Política de cookies
    • Mapa do site
    Assessoria de imprensa
    [email protected]

    O Fundo Brasil integra a Rede Comuá - Filantropia que Transforma

    O Fundo Brasil integra a Rede Comuá - Filantropia que Transforma
    Fundo Brasil
    • Facebook
    • Instagram
    • Youtube
    • Twitter
    • Linkedin

    Receba notícias do Fundo Brasil. Assine nossa newsletter!

    © 2025 Fundo Brasil.
    Todos os direitos reservados