Objetivos e público alvo
O principal objetivo é fortalecer as ações das quebradeiras de coco-babaçu do Sudeste do Pará, garantindo o o aos seus direitos, a proteção do território e a melhoria da geração de renda. O público prioritário são as mulheres quebradeiras de coco-babaçu, com foco na capacitação, elaboração de documentos coletivos e incidência em políticas públicas.
Contexto
O Sudeste do Pará é uma região marcada por conflitos socioambientais decorrentes de atividades como agropecuária, mineração e garimpo, que ameaçam o o das quebradeiras de coco-babaçu aos recursos naturais. Os recursos serão utilizados para a elaboração de minutas de lei, protocolos bioculturais e de consulta prévia, criação de associações e reuniões com agentes públicos, visando a proteção do babaçu e a inserção dos produtos da sociobiodiversidade em políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Sobre a Organização
O Coletivo de Mulheres Quebradeiras de Coco-babaçu do Pará, vinculado ao Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco-babaçu (MIQCB), reúne 116 famílias em cinco municípios do Sudeste do Pará. A organização é composta exclusivamente por mulheres, que atuam como quebradeiras de coco, agricultoras, ribeirinhas e pescadoras. Sua missão é promover a autonomia política e econômica das mulheres, defendendo os direitos socioambientais e a conservação das palmeiras de babaçu.