Objetivos e público alvo
O projeto visa fortalecer os direitos da comunidade LGBTQIAPN+ no campo, promovendo a formação, o autocuidado e a organização produtiva. O objetivo é realizar oficinas de autocuidado, criar uma associação de produtores LGBT+ e realizar o 3º Encontro Estadual do Coletivo LGBT Sem Terra. O público prioritário são LGBTQIAPN+ de acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária no estado da Bahia, com foco em jovens, negros e mulheres.
Contexto
O Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIAPN+ no mundo, e no campo essa realidade é ainda mais grave. A falta de políticas públicas, o preconceito e a violência limitam o o a direitos básicos como terra, moradia, saúde e educação. O projeto busca enfrentar essas violações, promovendo a visibilidade, a organização e a defesa dos direitos LGBT+ no contexto da Reforma Agrária Popular, fortalecendo a luta por uma vida digna e sem discriminação.
Sobre a Organização
O Coletivo LGBT Sem Terra: Close e Luta é uma articulação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Bahia, atuando em 10 regiões do estado. Composto por pessoas LGBTQIAPN+, negras, mulheres e jovens, o coletivo promove a diversidade sexual e de gênero na luta pela terra, alimentação saudável e agroecologia. Realiza formações, rodas de conversa e ações de incidência política, integrando redes como a Via Campesina e parcerias com instituições como a Fiocruz.