Objetivos e público alvo
O projeto busca enfrentar os desafios estruturais da segurança pública no Rio Grande do Norte por meio de uma abordagem participativa e integrada. Para isso, visa nacionalizar a concepção de segurança pública popular no Nordeste, fortalecer institucionalmente o Fórum Popular de Segurança do estado e mobilizar comunidades para o debate e a construção de soluções.
Contexto
O Rio Grande do Norte enfrenta desafios estruturais na segurança pública, agravados pela atuação de facções criminosas, altos índices de violência urbana e um sistema prisional em crise. Em 2023, ataques coordenados por organizações criminosas expam a fragilidade da segurança no estado. A priorização da repressão em detrimento da prevenção, a superlotação e as violações de direitos nos presídios contribuem para a perpetuação da violência.
Sobre a Organização
Criado em 2018, a partir das mobilizações do Fórum Popular de Segurança, o Fórum Popular de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (FPSP-RN) é um espaço de articulação e incidência que promove o debate sobre segurança pública popular, unindo comunidades periféricas, povos tradicionais, movimentos sociais, universidades e trabalhadores da segurança. Com foco na defesa dos direitos humanos e no combate à criminalização da pobreza, o Fórum segue fortalecendo redes e impulsionando propostas para políticas públicas mais inclusivas.