Objetivos e público alvo
Objetiva consolidar o Fórum Popular de Segurança Pública e Política de Drogas de São Paulo como um espaço de articulação e incidência política, promovendo mudanças no atual modelo de segurança pública e política de drogas. O público prioritário são organizações da sociedade civil, movimentos sociais e territórios afetados pela violência estatal e pela política de drogas no estado de São Paulo.
Contexto
O projeto surge em resposta ao cenário de escalonamento do conservadorismo e do populismo penal no estado de São Paulo, marcado pelo aumento da violência policial e pela fragilização de políticas públicas de segurança e drogas. O Fórum busca monitorar e incidir sobre as ações do Executivo, Legislativo e Judiciário, promovendo uma agenda de direitos humanos e justiça social.
Sobre a Organização
O Fórum Popular de Segurança Pública e Política de Drogas de São Paulo é uma articulação em rede protagonizada por organizações da sociedade civil, como a Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, Conectas Direitos Humanos, UNEGRO, Rede Reforma e outras. O Fórum atua na construção de uma agenda comum pautada no fim da violência policial-penal e na promoção de direitos constitucionais.